• Modelo de produção colaborativo

    Terminei de ler o livro Wikinomics, minha conclusão (na verdade não só minha, mas da IBM, BMW, entre muitas empresas) é de que o que está escrito nele é verdade, o livro não está vendendo uma ideia, mas provando através de exemplos o que está acontecendo no mundo capitalista.

    Vale a pena a leitura!!

    Mas continuando sobre o que vinha falando no post anterior, consegui sintetizar o que tinha em mente, e um resumo breve posso dizer que não é uma novidade, uma comparação simples seria dizer que se trata de uma "cooperativa de animadores" (será que estou dizendo algum palavrão???).

    Talves eu precise de mais posts para não ficar longo, mas vamos lá.

    Minha preocupação inicial, e acredito que de muitos animadores, é que não existe um mercado de animação vivo e lucrativo no Brasil.

    Sim, somos criativos, ganhamos muitos prémios lá fora, realmente as agências publicitárias agradecem os artistas que tem, mas a questão é sobre séries animadas passando na televisão.
    Quem conseguiu o feito? Maurício de Sousa, claro, quem mais? Sim temos algumas produções nacionais na TV Cultura.
    Nos últimos tempos tenho ouvido falar sobre o mercado nacional de animação, se discuti uma lei do deputado Vicentinho para garantir cotas na programação de TV aberta, a cada ano que passa aumentam o número de inscrições no Anima Mundi, enfim, há coisas acontecendo, mas será que devido á essas coisas vamos conseguir ter um mercado comparado ao japonês ou americano? Muito do que se produz aqui são obras autorais para festivais, é difícil arranjar verba para se produzir séries que não se tem garantias de que se conseguirá espaço na TV (devido a obras estrangeiras que para as redes de TV valem a pena comprar por serem mais baratas e terem garantia de audiência), das que vejo que conseguem (poucas) é por que seus projetos passaram por seleções de concursos (que é uma ótima iniciativa) e são co-produzidas por leis de incentivo a cultura, o que nos tornam meio escravos.

    Séries animadas não são apenas obras criadas para serem comercializadas e venderem bonecos,
    é uma forma de expressão, o que seria do South Park, Simpsons, entre outros?

    Mas coisas estão acontecendo...

    no momento ainda não vejo séries animadas sendo produzidas com a velocidade das obras autorais, é por que séries animadas são caras...


    2 milhões de dólares é o preço médio de um episódio dos Simpsons !!

    Alguém tem 100.000 reiais pra fazer uma série animada aqui no Brasil?
    (é ironia da minha parte pra deixar claro)
    .


    No Japão acontecem coisas interessantes, geralmente séries animadas são feitas a partir de HQs (mangás) que fizeram sucesso.
    Lá se produz muuuuuito quadrinho (não se compara com o Brasil), é o fenómeno da Cauda Longa em pessoa, e devido a isso também se produz muita animação, enfim é um mercado desenvolvido e devido a isso não há necessidade de se pensar em formas de se arrecadar grana pra financiar produções, as empresas financiam pois sabem do retorno garantido, por isso tanto lá como nos EUA, as empresas seguem o modelo padrão de produção de pagamento assalariado aos animadores.

    E aqui no Brasil quem topa ganhar um salário de R$ 800,00 ?
    Tudo bem lá fora tem muita gente que ganha pouco também, mas pelo menos produzem muito.

    Pensar alternativas é preciso, colaboração não é um palavrão ou piada.

    Em outro post continuo com meus cálculos, até!

    0 comentários → Modelo de produção colaborativo