• Transmissão de dados entre chips luz

    Enviado para você por léo através do Google Reader:

    via FHAZ NEW - Blog Tecnologia de FHAZ NEW em 13/03/10


    Silicon Mach-Zehnder electro-optic modulator
    IBM  anunciou o desenvolvimento de um avanço tecnológico em microprocessadores, conhecido como " Silicon Mach-Zehnder electro-optic modulator"

    O dispositivo poderia substituir os fios de cobre, normalmente usado para transmitir informações entre os vários núcleos em um microprocessador.

    O Modulador óptico da IBM iria converter os sinais elétricos e envia essa informação usando pulsos de luz através do silício, em vez de sinais elétricos em fios.

    "Acreditamos que este é um grande avanço no campo da nanofotônica em chip de silício"
    "Assim como as redes de fibra óptica permitiram a rápida expansão da Internet, permitindo que usuários troquem enormes quantidades de dados de qualquer lugar do mundo, a tecnologia da IBM está trazendo capacidades semelhantes ao chip de computador." disse Will Green, cientista da IBM.

    O resultado, diz a empresa, é uma redução de potência e calor, o que permitiria processadores mais poderosos e em tamanhos menores. O trabalho, no entanto, vai demorar um pouco para ser finalizado.

    Apesar desta tecnologia de detectar sinais luminosos não ser pioneira, o modulador da IBM é o mais veloz da categoria e pode ser 100 vezes mais rápido e usar 10 vezes menos energia.

    A equipe de cientistas da IBM publicou detalhes de seu trabalho no Optics Express

    Coisas que você pode fazer a partir daqui:

    Posted via email from Léo Ferreira

    0 comentários → Transmissão de dados entre chips luz