• Competição ou cooperação

    Enviado para você por léo através do Google Reader:

    via Luis Nassif de luisnassif em 28/02/10

    Por Lima

    Competitivos ou cooperativos. O que é melhor para o progresso?

    Mais competidores, menos competição

    Quanto maior o número de concorrentes, menores as médias de notas. Isso é o que diz uma série de descobertas feitas por pesquisadores da Universidade de Haifa, Israel, em um estudo conjunto com a Universidade do Michigan, EUA. “Já sabíamos que diversos fatores subjetivos influenciam nossa motivação para competir. Nosso estudo mostra que fatores objetivos, como o tamanho do grupo competindo, também influencia nessa motivação”, explica Avishalon Tor, um dos autores da pesquisa.

    Os estudos feitos por Tor e Stephen Garcia foram desenvolvidos para observar se um número grande de participantes em uma competição influenciava a motivação e o desempenho individual dos competidores.

    Em uma primeira fase, com grupos pequenos em vários locais diferentes, os pesquisadores observaram a média de notas de participantes em uma prova de admissão para faculdade (algo similar ao vestibular no Brasil). Quanto menores os grupos, maiores as médias das notas. Nas fases posteriores, outro tipo de teste (uma prova de reflexão cognitiva) foi usado e confirmaram-se os dados da fase anterior, comprovando a tese inicial dos pesquisadores.

    Finalmente, um terceiro estudo dividiu grupos de 10 e 100 alunos, que realizaram uma série de testes com tempo cronometrado. Além disso, eles eram induzidos a completarem ao menos 20% das provas (a realização dessa porcentagem envolvia ganhos monetários), para medir a eficiência de seus desempenhos.

    Os grupos menores, com dez pessoas, apesar de não mostrarem diferenças significantes na pontuação, se mostraram muito mais rápidos em responder as questões. Experimentos adicionais observaram também como os competidores avaliavam suas chances de serem mais bem classificados nos testes. O estudo mostrou que a motivação competitiva e o nível de desempenho eram influenciados pelo que os pesquisadores chamaram “autocomparação social” – processo em que a pessoa faz uma avaliação pessoal em comparação às pessoas ao seu redor. Esse processo de autocomparação era acentuado pelo menor número de competidores, motivando os participantes a tentar se sobressair.

    “Os resultados do estudo têm relevância em quase todas as situações cotidianas. O número de alunos em uma classe pode influenciar na motivação dos estudantes em competir de forma mais efetiva e levar a médias de notas maiores. Isso também pode ser visto nas relações de trabalho: vendedores trabalhando em espaços muito abertos com muita gente ao redor podem ter um pior desempenho do que aqueles que trabalham em grupos menores e isolados”, concluem os pesquisadores.

    com informações da University of Haifa

    http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2010/02/28/mais-competidores-menos-competicao/


    Coisas que você pode fazer a partir daqui:

    Posted via email from Léo Ferreira

    0 comentários → Competição ou cooperação