• Qual foi a faculdade que Walt Disney cursou?

    E ai pessoal, esse é meu primeiro artigo aqui no Cinema e Tecnologia, sou formado em tecnologia em design gráfico e técnico em informática. Desenho desde pequeno, e ouvindo um elogio aqui e outro acolá sobre meus desenhos vi que levava jeito pra coisa e resolvi seguir esse caminho fazendo ilustrações, cartuns, charges e principalmente agora me dedico aos desenhos animados. Espero poder contribuir com informações e questionamentos sobre essa área, beleza!

     

    Percebo que essa acaba sendo a estória de muitas pessoas, agente começa desenhando uns bonequinhos de palito, umas casinhas e por ai vai, quem em algum momento da infância não desejou quando crescer ser desenhista?

    Sobre o porquê de gostarmos tanto de desenhar a antropologia vai dizer que desde o tempo das cavernas temos necessidade de expressão, comunicação, entretenimento e o desenho sempre foi uma das formas de conseguirmos satisfazer essas necessidades. O tempo é outro, mas continuamos humanos, o desenho hoje não apenas satisfaz essas necessidades básicas, mas também tem seu aspecto lúdico que não perdemos na infância e continuamos tendo essas relações com o desenho até ficarmos velhinhos, sejam através de ilustrações, quadrinhos, desenhos animados, etc., não é a toa que me vejo assistindo Pica-Pau com 60 anos.

    Das pessoas que aceitam o desafio de trabalhar com HQs, animação, acabam tendo de encarar a difícil realidade de não se ter um mercado definido e consolidado aqui no Brasil, mas apesar disso acredito que as coisas estão sempre melhorando, devagar, mas melhorando.

    Independente dos desafios que enfrentamos a meu ver a solução não está exclusivamente em criar leis de incentivo ou esperar que alguém nos veja e entregue um mercado prontinho e perfeito.

    Acho que a questão é analisarmos o perfil do profissional dessa área. Em conversar com amigos, ouvindo relatos de pessoas e vendo muita coisa na internet, percebo que estamos sempre reclamando das coisas, a culpa é sempre dos outros, ou é por causa das editoras que não apóiam a produção nacional, ou por que os empresários não investem no setor, enfim, tudo bem, os outros podem até ter responsabilidade sobre a situação, mas é o profissional da área? Seja ele desenhista, animador, ilustrador, etc., será que estamos colocando a cara á tapa ou queremos tudo mastigado?

    Hoje temos internet banda larga, software livre, distribuição pela web, etc., etc., ou seja, tecnologia não é o problema, o conhecimento de como fazer também não é e nunca foi, hoje temos cursos de animação e muitos livros pra quem quer aprender por conta própria, mas qual foi a faculdade que Walt Disney cursou? Que softwares ele usou nos seus primeiros desenhos? Alguém já leu o livro: “A magia do império Disney”? Pois lá tem muitas estórias boas da vida dele, dá pra aprender muita coisa como ser persistente, saber ouvir muito não, etc.

    Bons exemplos de como chegar lá não faltam, poderia citar Osamu Tezuka e Maurício de Sousa, mas, por enquanto é isso.

    O mercado está crescendo e desses anos pra cá vemos o aumento de muitas produções independentes ou não aqui no Brasil, vou colocar aqui minhas impressões e informações sobre animação, pra quem quiser ver tem esse vídeo recente do link abaixo do portal brasilianas com muita informação desse mercado, até semana que vem, valeu!

    animação brasilianas

     

     

    Related Posts with Thumbnails

    Tecnologia e Cinema por e-mail:

    Posted via web from Léo Ferreira

    0 comentários → Qual foi a faculdade que Walt Disney cursou?