• O Poder de uma Idéia

    No artigo anterior citei que a antropologia explica esse fascínio que nós temos por contar e ouvir estórias, faço uma pequena analogia aquela propaganda de cartão de crédito: quando vamos ao cinema uma pipoca com um refrigerante custa uns R$ 10,00, o custo de produção de uma animação para cinema fica em alguns milhões de dólares, investimento este que é recuperado depois na bilheteria com valores muito superiores ao custo de produção, mas se envolver e se emocionar assistindo a animação  “O Rei Leão” no cinema não tem preço, guardamos a experiência na memória para sempre.

    É isso, ouvir estórias nos torna mais humano, através delas aprendemos, nos emocionamos ou apenas nos divertimos.

    Vendo o programa Café Filosófico da Tv Cultura, observo os filósofos, psicólogos, etc. dizerem que hoje não consumimos produtos por necessidade exclusivamente, mas por seu valor agregado, compramos o sentimento que esses produtos nos prometem, tudo bem, uma hora a ficha cai e percebemos que o ato de consumir produtos não substitui experiências de vida, mas muitas vezes até consumimos produto só para poder ouvir, ler ou ver idéias e estórias seja através de TVs, videogames, IPods, computadores, etc.

    Mas como essas idéias e sentimentos são atribuídos aos produtos? Isso é um trabalho para o pessoal da área de publicidade e do marketing, uma “ferramenta” que eles utilizam para atribuir valor a um produto é o licenciamento de produtos, que nada mais é que algum personagem querido associado á algum produto, um exemplo seria uma lancheira do Batman.

    Não é á toa que produtos licenciados sejam mais caros que outros não licenciados, o que é mais caro uma mochila infantil ou a mesma mochila infantil com o Sherek estampado? Muitas vezes não é a qualidade do produto que vai definir seu preço pois ela acaba sendo igual, ou seja commodity.

    Hoje dizem que tudo é commodity, lápis, notebooks, carros, etc. mas as idéias que geram histórias ao meu ver não são, por mais que apareçam personagens de estórias geréricas de vez enquando.

    Qual o poder de uma idéia, de uma estória? Filmes nos fazem pensar sobre o que é ético, pensei sobre isso deposi de ver "O Advogado do diabo", animações nesse sentido funcionam também para adultos e principalmente crianças. Estórias criam culturas através do cinema, da televisão, dos quadrinhos, te fazem pensar, rir ou chorar, um poder e tanto não?

    Mas quanto custa uma idéia?

    A Walt Disney Company comprou a Marvel Entertainment, Inc. por 4 Bilhões de dólares a mais ou menos um ano atrás, dá pra se ter uma noção de quanto custa. O que foi que ela comprou? Só computadores e bons artistas? Ela comprou o que há de mais valor na Marvel que é o direito de poder contar estórias através de seus mais de 5 mil personagens, além de poder lucrar com isso, imaginem o quanto de retorno essa compra vai render através de produtos licenciados. Mais detalhes aqui: http://www.ambrosia.com.br/2009/08/31/mais-detalhes-sobre-a-negociacao-disney-marvel/

    E as nossas idéias quanto vale aqui no Brasil? Será que ao menos estamos usando o poder de nossas estórias e idéias?

    Original

    Posted via web from Léo Ferreira

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