• Chegou o Google TV. Adeus TV Digital

    Google Buzz

    google dec 08 Chegou o Google TV. Adeus TV Digital

    A Google apresentou a Google TV essa manhã em sua conferência de desenvolvedores, a I/O, entrando num campo que tem crescido desde a Consumer Electronics Show de Janeiro deste ano.

    A ferramenta mais evidente que a empresa leva para a TV é a busca. Mas isso é apenas o começo.

    A Google TV será oferecida como uma caixa de internet e Wi-Fi que pode ser conectada a uma televisão usando a conexão HDMI. Terá também um teclado e um “dispositivo para apontar”, mas nenhuma outra informação específica foi divulgada.

    Grande parte desta demonstração consistiu em mostrar o recurso de busca e como os usuários poderão navegar na internet utilizando suas televisões. A busca na Google TV permitirá aos usuários a encontrar conteúdo tanto na web como na TV. A partir daí eles poderão visualizar conteúdo da web, da TV, e até usar seu DVR para programar e gravar programas de TV que não poderão ver ao vivo.

    A apresentação começou a ficar interessante quando o apresentador começou a mostrar algumas das integrações com smartphones e o Android marketplace. A Google TV não só pode ser controlada pelo seu smartphone e com o reconhecimento de voz, mas também poderá rodar qualquer aplicativo Android, pelo menos os que não exigem algum hardware específico de telefone, pelo seu hardware. Então o Pandora, o Twitter, o Facebook – tudo que é aplicativo do Android – estarão disponíveis em uma forma simples para a televisão.

    A Google também demonstrou uma série de integrações e parcerias, como com a NBA ou o Netflix. Essas integrações otimizaram o conteúdo da web para a experiência na televisão, tudo isso conectando online a programação com o DVR, no caso da NBA.com, ou permitindo que usuários examinem conteúdo sugerido de acordo com sua navegação no Netflix.

    A Google disse em seu blog sobre a Google TV que muito do que foi mostrado na conferência corresponde apenas a ponta do iceberg, pois a empresa estará abrindo a Google TV para desenvolvedores em breve com lançamentos do SDK e da API. É aí que será a parte mais interessante do projeto, as criações de desenvolvedores utilizando as ferramentas da Google. Em vez de ter um sistema mais fechado, como os widgets do Yahoo! TV, o uso de ferramentas de desenvolvimento da Google e a integração com o Android market place fará da Google TV a responsável pelo renascimento da Web TV.

    A Google está trabalhando com a Sony e a Logitech para levar seu produto até televisões, Blu-rays e companion boxes. E pode esperar para vê-lo em breve nas lojas Best Buy.

    Para nós esse movimento parece mostrar apenas que a interatividade na TV vai vir pela web, antes mesmo da TV digital. Será que além da web, e da disputa com a Apple pelo Mobile, a Google consegue vencer em mais um território?

    Se você é novo por aqui, pode gostar de receber nossas atualizações por email, ou assinar nosso Feed RSS. Obrigado pela visita!

    Posts Relacionados

    1. Android Dobra Sua Participação em 3 Meses – Adeus Palm?
    2. Chrome Se Prepara Para Dar Adeus ao http://
    3. Peta5 lança Targ.TV, Nova Plataforma de Publicidade em TV Digital
    4. Adeus PageRank: A Busca Contextual Veio Para Ficar
    5. O Leite Chegou! Facebook Agora oferece Notificações de Aplicativos por Email

    Posted via web from Léo Ferreira

    0 comentários → Chegou o Google TV. Adeus TV Digital