• Quanto vale uma idéia?

    Já tão sabendo da venda da Marvel?
    Stan Lee comenta a venda

    Pois é 4 bilhões de dolares, o Maurício de Souza segunda-feira no Roda Viva da TV Cultura comentou o porque do valor, é por que super herois estão super valorizados. É óbvio que a Disney não lucra com produção dos filmes mas sim com o valor da idéia, da história.

    O que há por trás de toda essa industria? Existe muito investimento em marketing, pagamento de fucionários, distribuição, etc. ou seja muito dinheiro pra se manter uma estrutura, mas uma quantia que se revela pequena quando se vê a Disney pagando 4 bilhões em idéias.

    A questão é que essa estrutura de produção, divulgação, distribuição, etc. já existe, tá espalhada pelo mundo inteiro, só não está organizada, mas como postei anteriormente já tem gente enxergando as coisas, Massanimation é o exemplo perfeito, mas tem também o pessoal do quarto mundo que usam a internet pra divulgar e distribuir quadrinhos.

    Pois bem, o Massanimation, está fazendo um trabalho organizado e de qualidade, mas não dá pra enganar, pode-se investir uma grande quantidade de dinheiro em uma produção audiovisual e em toda a estrutura necessária, o que vende são boas idéias, e boas idéias não se rouba se o autor tomar cuidado, o que é mais provável é que boas idéias de histórias sejam plagiadas.

    Produções colaborativas bem sucedidas acredito que devam garantir os direitos de cada parte envolvida, todos os processos devem estar bem claros também como divisão de tarefas e divisão de custos, se isso é uma utopia? Acredito que não, mas só o tempo vai dizer.

    0 comentários → Quanto vale uma idéia?