• Wikinomics, Long Tail e reflexões

    Vocês já ouviram falar sobre Long Tail (a cauda longa) e wikinomics ?
    Pois é pessoal, li o livro sobre cauda longa e estou terminando o wikinomics, acho uma leitura fundamental nesse tempo de constante evolução tecnológica e mudanças de comportamento social.

    Pode parecer uma leitura chata pelos títulos mas vale a pena ler, estou falando sobre esse assunto pois não só acredito no que os livros falam, mas vejo os fatos nos noticiários e eles exemplificam os fatos claramente.

    Resumidamente os livros falam sobre sociedades colaborativas auto-organizadas em rede e como a evolução tecnológica colabora para a redução de custos de produção e veiculação de produtos culturais entre outros.

    Sabe quando você vê notícias sobre o mercado fonográfico tentando reverter a cultura de redes P2P? Então, é só um reflexo desse assunto.

    Mas acho que essa nova cultura está chegando de uma forma lenta em alguns setores, não em processos culturais sobre licenças creative communs, onde a colaboração rola de maneira fluída como no overmundo, mas quando esses processos visam algum lucro ai acho que a coisa trava um pouco.

    Pessoalmente acho o seguinte, não vejo problema em distribuir produtos culturais de graça, mas eu quero ser remunerado pelo o que produzi, é como dizem, nada é de graça, mas quem vai pagar a conta? já existe discussão sobre o assunto, que é algo que vai se resolver sem dúvida.

    Mas a grande questão não acho que é essa, fico mais atento para descobrir se as pessoas estão cientes do que está acontecendo e se estão dispostas a participar dessas mudanças, um exemplo a grosso modo, vou falar de produção de animações, hoje em dia tem de discutido muito sobre formas de financiamento, tem lei para se garantir uma parcela do mercado nacional nas televisões (como em outro países também há), enfim produzir uma serie animada não é barato e garantir que ela será veiculada também não é fácil.

    Imagina como uma única pessoa poderia realizar o feito. Temos poucos exemplos aqui no Brasil, Maurício de Sousa, mas com essa nova cultura muita coisa pode acontecer, tudo depende de como as pessoas se auto organizarem, outra hora volto a falar no assunto, por enquanto espero que pensem nisso.

    0 comentários → Wikinomics, Long Tail e reflexões